top of page
Thumb-Blog-Post-Milium-Jun20-01_edited_edited.jpg

Bricolage

Gostava de dar uma nova cor às suas paredes? 

Nós ajudamos! Siga as nossas dicas:

1 – O segredo está na preparação…

  • Retire da divisão os móveis mais pequenos e cubra aqueles que forem difíceis de retirar;

  • Proteja o pavimento ou soalho, os rodapés, os alizares de portas e janelas, utilizando fitas adesivas e telas de plástico;

  • Retire os espelhos dos interruptores e fichas para evitar salpicos;

  • Verifique o estado geral da superfície a pintar: se existem buracos ou fissuras recorra a um raspador triangular e alargue as fissuras e fendas e repare com massa Hantek; retire as tintas velhas e estaladas. Deixe secar e lixe até obter uma superfície uniformizada. Se necessário, aplique um primário.

 

2 – Comece a pintar…


Para pintar, vai precisar de trinchas, rolo, tabuleiro e tintas.

  • Deve mexer bem as tintas antes de utilizar e caso já tenha sido aberta em outra ocasião, pode apresentar uma película na superfície, descole essa camada com recurso a uma faca e retire todo o coágulo;

  • As trinchas devem ser mergulhadas até meio e o excesso de tinta deve ser escorrido;

  • Se utilizar rolo, coloque tinta no tabuleiro sem ultrapassar um terço da altura deste, mergulhe o rolo com movimentos nos dois sentidos e passe-o pela superfície mais alta e seca para retirar o excesso.

Sobre a pintura propriamente dita, comecemos pelos tetos. Comece por “recortar” com uma trincha as zonas de junção do teto com as paredes e de seguida, pinte o teto com o rolo.

Nota: Não deixe a pintura de uma parede a meio para terminar no dia seguinte – os diferentes tempos de secagem podem deixar marcas na pintura.

 

3 – Os últimos pormenores…

 

  • Use a trincha para cantos, recortes e zonas de junção como tetos, paredes e janelas.

  • Use o rolo para pintar as grandes superfícies dando duas passagens cruzadas para estender a tinta, primeiro horizontalmente e depois verticalmente.

Quando terminar deve limpar bem o material e guardar convenientemente a tinta. Recorra a jornais velhos ou papel absorvente e limpe o excesso de tinta das trinchas e rolo. Depois coloque-os dentro de água e, por fim, deixe-os a secar em local arejado.

Sabia que… existe uma ordem certa para pintar uma divisão? Comece de cima para baixo. 

  • Comece pelo teto:


Pinte os ângulos formados pela parede e o teto com um pincel pequeno. Pinte o teto com uma trincha ou rolo. Assim poderá ver melhor, em contraluz, as falhas de tinta e irregularidades da pintura e corrigi-las. Deixe secar bem antes de aplicar uma segunda demão.

  • Continue pelas paredes:


Retire os espelhos dos interruptores e das tomadas de corrente ou opte por protegê-los com fita lisa. Com uma trincha pinte à volta das portas e janelas e junto dos rodapés. Use um rolo para pintar as grandes superfícies, dando duas passagens cruzadas. Deixe secar bem antes de aplicar a segunda demão, tendo em atenção o tempo de secagem descrito na embalagem.

  • Pinte janelas ou portas:


Pinte as janelas e portas com pincel ou trincha. Proteja os vidros com fita lisa e papel. Comece pelas superfícies verticais e depois as horizontais. Tenha o cuidado de não deixar que a tinta ao secar impeça o funcionamento das dobradiças e dos fechos. Deixe a janela aberta até secar completamente.
Abra bem a porta e comece a pintar de cima para baixo cruzando as passagens com a trincha. Se a porta for lisa pode pintar com o rolo, mas se tiver adornos ou saliências utilize para esses pontos um pincel fino. 

Riscar com Estilo 

Deixamos-lhe alguns conselhos de utilização:

 

  • Remova manchas, riscos e nódoas com uma esponja ou pano macio húmido e um pouco de detergente neutro de baixo para cima;

  • Lave sempre uma área ligeiramente maior do que a que estava suja até remover a mancha;

  • No final, passar água para remover resíduos de limpeza e com um pano seco e o excesso de água.

        *Não se recomenda a limpeza das paredes nos primeiros 30 dias após a pintura.

Quantos sustos já apanhou com as brincadeiras dos seus filhos nas paredes? Não desespere mais!
 

VinylClean, da CIN, é uma tinta mate super lavável, à prova das traquinices e criatividade das crianças.  Garanta paredes sempre novas, com a máxima resistência a brilhos e marcas, assim como ao desenvolvimento de fungos e algas.

Um quarto, dois irmãos

A chegada do segundo filho nem sempre é sinónimo de mudança de casa. Às vezes basta adaptar e pensar na melhor forma de dividir o quarto.

É fundamental gerir de forma saudável a expetativa e criar as bases para a partilha e cumplicidade entre irmãos. Do nosso lado, a maior preocupação é como acomodar dois filhos no mesmo quarto da forma segura e confortável e por isso apresentamos algumas dicas:

1 – Seleção de cor

 

Opte por escolher cores suaves que proporcionem conforto e repouso ao bebé, como o Azul Fiorde (B642) ou o doce Milkshake (E294), do nosso Catalógo Kids e imprima criatividade através de desenhos nas paredes com stencils para o mais velho. Experimente colar ímans divertidos com a tinta de Efeito Magnético;

2 – Disposição do quarto

 

Se possível, coloque o berço e a cama em locais opostos. Preferencialmente, o berço deve ficar o mais perto possível da porta do quarto. Não descuidando, claro, de outros elementos estruturais como armários, janelas, portas, é essencial focar-se no seu objetivo principal: dar a cada um dos filhos uma noite de sono tranquila e confortável;

 
3 – Áreas para brincar


Crie uma área para os dois brincarem juntos, fomentando a partilha e entreajuda. Personalize e delimite a área de brincar com a área de descanso, opte por uma cor alegre como o amarelo Raio de Sol (1861) ou o Azul Curaçau (B644) e utilize caixas de vários tamanhos, coloridas ou com padrões para arrumação.

 

4 – Crescimento da família


Para reforçar a ideia do crescimento da família imprima fotografias de todos e coloque em molduras divertidas. Pode fazer o mesmo com os desenhos para criar uma atmosfera familiar e de amor. 

Casa-de-banho Zen

A casa-de-banho é uma divisão fundamental da casa onde é possível, com algumas intervenções básicas, mudar radicalmente.

Associado à saúde e higiene, o azul é uma cor que facilmente se adequa a este tipo de divisão. Recomendamos que pinte com Cinacryl Bio-Pruf, um esmalte aquoso de secagem rápida e acabamento facilmente lavável, que previne o crescimento de fungos e outros micro-organismos.

As madeiras, poderá pintá-las com um esmalte ou devolver-lhe o brilho com um toque de lasure.

Se tiver azulejos, opte pintá-los, é uma solução mais económica e com alguns passos terá um espaço totalmente novo. 

Pormenores que fazem a diferença

Já pensou no potencial que uma porta pode ter?

 

Aproveite os relevos das suas portas e pinte-os de uma cor diferente!

Inspire-se nos nossos Catálogos de Tendências e obtenha uma excelente lacagem e boa opacidade com o esmalte sintético Sintecin da CIN, fácil de aplicar e com um resultado perfeito.

Um recanto sereno e harmonioso

Recupere aquele cantinho exterior que tanto gosta de forma simples e poupada:

  • Comece por tratar todas as madeiras aplicando Sintecin da CIN, o esmalte sintético de alta qualidade para protecção e decoração das suas madeiras. De uma paleta variadíssima de cores poderá escolher a sua favorita, a nossa sugestão recai num tom neutro e leve, como o Branco Nuvem (0700), que permite conjugar com apontamentos de cor nos pequenos pormenores decorativos;

  • Recupere cestos e pequenos vasos de verga para plantas e flores campestres, lamparinas e lanternas para velas que irão dar aquele toque delicado e romântico após o pôr-do-sol;

  • De uma mesa de chá antiga ou de caixotes de fruta recuperados, crie pontos de apoio.

 

Nunca lhe soube tão bem chegar a casa depois de um dia de trabalho!

4 dicas essenciais para Pintar

1. Proteja o chão


Utilize papel ou cartão para cobrir o chão, nunca plástico ou lona, pois, além de ser escorregadio, não absorve a tinta e ao pisá-lo poderá deixar rastos de tinta;

 

2. Pequenos pormenores

 

Isole os limites das janelas e interruptores com fita isoladora.

Se deixar cair tinta sobre os vidros, deixe secar e remova com a ajuda de uma espátula de plástico;

 

3. Limpe antes de começar


Para evitar manchas na nova pintura, limpe todas as paredes antes de começar. Zonas com manchas de humidade ou fumo basta escovar e aplicar Aqua Primer da CIN, o primário isolante de manchas. Para zonas enegrecidas com fungos aplique uma solução com 5% de lixívia em água e o descontaminante Artibiose Plus da CIN e deixe secar.

Caso a superfície seja nova, é simples: aplique um primário.

4. Os materiais certos


Comece sempre por pintar os ângulos formados pelas paredes em torno das portas, janelas e rodapés. Logo de seguida, antes de deixar a tinta secar, use um rolo para pintar as grandes superfícies, dando duas passagens cruzadas para estender a tinta.

Deixe secar aproximadamente 3 horas para aplicar a segunda demão.

 

5 erros a evitar na hora de pintar

 

As paredes desempenham uma função importante na decoração, determinando o estilo de cada ambiente. É muito importante haver uma preocupação com as combinações de cor e algum cuidado a pintar, no entanto na hora de começar o trabalho existem erros facilmente cometidos. Descubra aqui, no CINDECOR, os 5 erros a evitar na hora de pintar paredes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.Cor: Além de decorar e embelezar os espaços, a cor pode ajudar a delimitar o espaço pintando, por exemplo, com uma cor diferente a zona que se quer realçar. A cor permite ainda modificar a perceção dos espaços, podendo alargar ou reduzir uma divisão. Por exemplo, para aumentar visualmente o espaço, o ideal é pintar a parede do fundo com uma cor escura e as laterais num tom claro. Para reduzir um teto muito alto, opte por uma cor mais escura do que a das paredes.

 

2.Quantidade de tinta: Este é um ponto muito importante a ter em atenção mas a CIN ajuda-o a não desperdiçar. Para isso, consulte a calculadora de tinta e, indicando a altura e o comprimento da sua parede, saiba qual a quantidade de tinta necessária.


3.Diminuir a sujidade pós-obra: Para que a limpeza pós-obra seja bastante mais rápida e fácil, antes de iniciar uma pintura forre o piso com uma lona, arraste os móveis para o meio da divisão e utilize fita adesiva para delimitar as áreas com a mesma cor.

 

4.Testar: A CIN disponibiliza duas ferramentas que o podem ajudar na hora da escolha da cor das suas tintas. Em todas as nossas lojas oficiais pode encontrar “Take Home Chips”, pequenos retângulos de tinta aplicada em cartão e ainda latas com uma amostra da cor que escolheu, o “Test it”.

 

5.Defeitos: Se a sua parede apresenta alguns defeitos, como buracos superficiais ou falhas, repare-os com uma massa antes de iniciar a pintura, de modo que a superfície fique uniforme. A CIN aconselha o uso do produto Hantek, uma massa pronta a aplicar e com boa aderência.

Pintar não tem de ser um bico-de-obra

Precisa de disfarçar uma porta?

 

Pinte da mesma cor da parede, incluindo os caixilhos e rodapés. Utilize Cinacryl, esmalte para paredes, madeiras e metais, para um efeito uniforme e consistente entre as superfícies.

porta-pintura.jpg

Paredes com textura 

Se quer conferir textura às suas paredes, Tassoglas pode ser a solução ideal.

Mais dinâmica que qualquer papel de parede, esta tela de fibra de vidro para

revestimento de interiores é muito fácil de aplicar. Vejamos:

  1. Escolha as superfícies que quer revestir;

  2. Escolha, de seguida, a textura que mais lhe agrada;

  3. Tire as medidas necessárias;

  4. Aplique a cola sobre toda a parede;

  5. Corte o comprimento de tela que necessita;

  6. Acrescente sempre mais 10 cm, para ter sempre tecido extra;

  7. Aplique a tela a começar pelo teto, pressionando no sentido ascendente. Certifique-se de que a primeira aplicação fica pendurada verticalmente;

  8. Com a espátula de plástico pressione bem a tela contra a superfície;

  9. Recorte corretamente no teto e no rodapé;

  10. Depois da parede estar completamente seca, aplique como acabamento duas a três demãos de Cinacryl, na cor que preferir, e com o brilho que pretende: brilhante, acetinado ou mate.

Recuperar móveis antigos

Têm um móvel antigo? Por ser antigo, pensa desfazer-se dele? 

Não tem que ser assim. Há todo um mundo de possibilidades ao dispor da sua criatividade. Repare na mesa desta cozinha e no guarda-vestidos do quarto.
Eles adequam-se na perfeição a um ambiente contemporâneo. Dê uma nova vida aos seus móveis.

Caixas de vinho decoradas

  • Reutilize três ou quatro caixas e escolha cores diferentes para cada uma delas;

  • Depois de garantir que as caixas estão limpas, sem poeiras ou gorduras, aplique o primário Polyprep 410. Deixe secar e depois pinte com o Esmalte Acrílico que, por ser aquoso, não se torna incomodativo ao cheiro;

  • Com sobras de papel com efeitos forre o fundo;

  • Coloque peças para decorar ou aproveite estas caixas para colocar livros ou cds.

Pintar azulejos

Quantas vezes pensou em mudar o aspeto da casa-de-banho sem fazer grandes obras?

  • Comece por lavar os azulejos com água quente e um detergente neutro, removendo toda a gordura e volte a lavá-los apenas com água;

  • Aplique uma demão de Aqua Primer para regularizar a absorção e promover a aderência;

  • Como acabamento aplique duas a três demãos de Cinacryl na cor e brilho que pretender.

Clássico reinventado

Resoluções de Ano Novo – Mais luz!

Um armário perdido no sótão pode ser muito útil para conseguir mais arrumação em casa e decorá-la. Para pintar móveis recomendamos o uso de um produto Esmalte Acrílico.
Inspire-se nas cores desta imagem para um efeito simultaneamente clássico e moderno.

Deixe a luz entrar na sua vida e retire o maior partido da luz natural em sua casa. Escolha cores que refletem a luz. Cores vivas e não demasiado escuras. Na gama Vinylsoft da CIN encontra variadas cores que em contacto com a luz solar vão iluminar o seu espaço.

 

 

Arrisque! A única coisa que pode acontecer é a sua divisão ganhar mais cor!

Aposte numa cor forte! Porque não um rosa?

Pinte com Rosa Faísca, com Vinylmatt, uma parede do hall de entrada de forma a revolucionar o espaço. Estenda o rosa até às madeiras (teto e rodapés) e metais (corrimão) com Esmalte Acrílico. Nas madeiras não pintadas trate-as com Durocin WB e escolha o brilho que pretende: brilhante, acetinado ou mate.     

A importância do primário

O Primário só é verdadeiramente importante na pintura exterior? Não!

O primário para interior também ajuda a uniformizar superfícies e permite melhor aderência da tinta. Além disso, previne o aparecimento de manchas e humidade.
Têm um orçamento reduzido? Não deixe de aplicar um primário, no final vai poupar, pois provavelmente a sua pintura necessitará de menos demãos e o resultado final será melhor e mais duradouro.

Painel Magnético

Crie um apoio para a sua secretária, de forma a ter todos os seus apontamentos expostos. Pinte a parede em frente com Tinta Efeito Magnético. Pode optar por uma área monocromática ou desenhar quadrados de cores diferentes para organizar as ideias por temas. Escolha um conjunto de cores ao seu gosto do Catálogo de Interiores CIN, depois limite as áreas que vai pintar com fita adesiva e dê asas à sua imaginação.

    Um detalhe especial   

Pretende mudar a decoração dos seus espaços?

Experimente, por exemplo, pintar pequenas flores sobre uma parede lisa utilizando uma cor contrastante. Pode fazê-lo com um stencil ou uma pequena esponja para gravar as pétalas.

Menina ou menino?

Preferiu não saber o sexo do bebé até ao seu nascimento?

Opte por Esmalte Acrílico nos móveis e Vinylsoft nas paredes, em cores neutras e tons suaves, que ficarão tão bem para menino quanto para menina. Pode encontrar estas cores no catálogo Kids 0-3 da CIN. 

Cozinha arrojada!

Está cansado da monotonia branca ou cinzenta da sua cozinha?

Aplique cores contrastantes e faça da cozinha uma área mais moderna e aprazível, para que possa passar horas a cozinhar sem se cansar!

bottom of page